domingo, 14 de março de 2010

Mas o que devo guardar?




Mas o que devo guardar?


Pr.Oenes de Carvalho

Texto “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às saídas da vida”. Provérbios 4:23

Introdução: O que significa guardar? Ter (alguém ou alguma coisa) em sua guarda. . Conservar (alguma coisa) para o fim a que se destina.
Coração é um termo que abrange a mente, emoções e vontade. A decisão é tomada no íntimo (v21) {Não te deixes apartar-se dos teus olhos, guarda-os no íntimo do teu coração.}Mas logo é demonstrada por atos (Lc 6:45) {O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal,porque a boca fala do que está cheio o coração.}Portanto, o coração deve ser cuidadosamente guardado.
Alguns ditos destinados ao coração

Coração de leão = grande coragem. // Coração mole = facilidade ou predisposição para comover-se, emocionar-se. // Coração de ouro = generosidade, grande bondade. // Coração de pedra = insensibilidade. // Com o coração nas mãos = com toda a sinceridade. De coração ou de todo o coração = com o máximo de empenho; com toda a boa vontade; com toda a sinceridade. // Sem coração = insensível.

• Guarda a boca

O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias (Pv.21:23) O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói (Pv.13:3) Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios (Sl 141:3) Peça para Deus o que o salmista pediu.

• Guarda a palavra

- Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos (PV.7:2)

- Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.(Jr.1:11-12)

- Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.(Jr.15:16)

- Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.(Sl.119:11)

• Guarde a fé

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.(2°Tm 4:7)

Conclusão: Que você venha guardar tudo que o Senhor tem falado, pois no tempo certo, vai se cumprir.

Nenhum comentário: