segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Deus cumprirá o que ele prometeu.......

... Deus me encheu de riso... – Gênesis 21:6


Sara riu duas vezes. A primeira vez foi por incredulidade, quando Deus lhe prometeu um filho em sua velhice. A segunda vez foi de alegria, quando Deus cumpriu Sua promessa. Entre esses dois eventos, porém, ela passou pela experiência mais dolorosa de sua vida. Seu marido Abraão a traiu para se salvar. Um rei pagão a levou para fazer parte de seu harém e a teria violado se Deus não interviesse na situação. Somente uma mulher que verdadeiramente ama seu marido pode entender o que Sara passou naquela noite. Há uma lição nessa história. Entre o momento que você ora por um milagre e o momento que o vê acontecer, você será testado, crescerá e aprenderá a confiar em Deus mais do que pensou que fosse possível. Além disso, há algo importante a ser lembrado: quando compartilhar suas experiências com outras pessoas, não apenas diga onde você começou ou onde está hoje; em vez disso, diga a elas o que Deus ajudou você a atravessar, porque essas são exatamente as mesmas lutas pelas quais elas estão passando. Diga como sua fé foi testada na fornalha da aflição antes que você saísse dela refinado como ouro. Não as deixe se sentindo frustradas porque clamam pela promessa de Deus e ainda não a receberam. A tenda do rei Abimeleque, onde Sara passou aquela noite aterrorizante, estava em um lugar que Deus chamou de Gerar, que significa: “o lugar da hesitação”. Sim, haverá momentos em que você terá a sensação de que sua vida se tornou uma hesitação gritante e você não está chegando a lugar algum. Talvez você esteja nesse lugar hoje. Se for esse o caso, por favor, saiba de uma coisa: Deus será fiel a você. Ele não apenas o fará atravessar esse momento, mas como Sara, sua alegria voltará enquanto você o vê cumprir Sua promessa.
Do servo do Senhor.
Pr. Oenes de Carvalho.





terça-feira, 25 de outubro de 2011

Terminando a corrida e não perdendo as forças.

“... Terminei a corrida...” – 2 Timóteo 4:7



Para chegar ao fim sem perder as forças, você precisa entender três coisas. Primeiro, que as pessoas irão lhe abandonar. Isso pode acontecer porque você as superou, porque elas precisam seguir suas próprias visões, ou porque não querem ir para onde Deus está levando você. As pessoas abandonaram Jesus: “... muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com Ele” (Jo 6:66 ). Em segundo lugar, que os desafios virão. Todos aqueles que são usados por Deus se movem de um desafio para outro. Paulo escreve: “... recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero; na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa; por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros; como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo” (2 Co 6:4-10 ). Em último lugar, Satanás atacará você. Quando ele o fizer, lembre que o ataque é um sinal de respeito; ele permite que você saiba que é valioso para Deus. Também indica o tamanho da bênção que o espera do outro lado. Ele vai atacar quando Deus estiver prestes a trazer algo à luz em sua vida. Pode ser o nascimento de um relacionamento, uma carreira, um ministério, ou até mesmo de uma criança que será usada por Deus. O seu “filho problema” pode ser um filho escolhido, por isso ele encontra mais dificuldades que seus outros filhos. Ele tem um chamado, e o inimigo conseguiu discerni-lo. Quando o ataque vier, firme-se na Palavra de Deus e diga: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 5:57 )
Do servo do Senhor,
Pr. Oenes de Carvalho.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cuidado para não cair!!

Essas coisas aconteceram com eles como advertência para nós.” – 1 Coríntios 10:11


Cientistas agora dizem que foi uma série de fragmentos e não um bloco gigante que afundou o Titanic, o monumental transatlântico de trezentos metros que naufragou em 1912 na sua primeira viagem da Inglaterra para Nova Iorque. Mil e quinhentas pessoas morreram naquela noite em um dos piores desastres navais da história. A teoria mais aceita era de que um iceberg bateu no navio, abrindo uma enorme fenda na lateral do seu casco. Mas uma equipe internacional de cientistas e mergulhadores usou recentemente ondas sonoras para pesquisar os destroços, que estavam enterrados na lama a quatro quilômetros de profundidade. Eis o que eles descobriram. O estrago foi surpreendentemente pequeno. Ao invés de uma grande rachadura, encontraram seis aberturas relativamente pequenas no casco impenetrável. “Tudo que poderia dar errado, deu errado”, disse William Garske Jr, um arquiteto naval que ajudou a equipe com sua análise. Então, o que afundou o Titanic? Quatro coisas que poderiam afundar você também! Primeiro, eles pensaram que estavam imunes e que nada poderia acontecer com eles. Segundo, eles estavam cochilando na cabine de controle do navio e não ouviram os cinco avisos enviados. Terceiro, não foi uma coisa grande, mas uma série de coisas pequeninas que os arrastou para o fundo. Por último, o problema que os destruiu estava escondido sob a superfície, fora do alcance da visão. A Bíblia diz: “‘Essas coisas aconteceram com eles como advertência para nós”. Então, se você pensa que está de pé e bem firme, tenha cuidado para não cair (v. 11-12). Nenhum de nós, por mais forte, sábio, bem-sucedido e virtuoso que seja, está imune ao fracasso. Então, fique bem perto de Deus!
Do servo do Senhor,
Pr. Oenes de Carvalho.





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Torna a tua visão legível.

“Escreve a visão e torna-a bem legível…” – Habacuque 2:2

Paulo estava em uma missão. Ele viajava com pouca bagagem, praticava a disciplina pessoal, evitava distrações e mantinha seus olhos no foco. “... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo...” (Filipenses 3:13-14 ). As empresas de sucesso vivem de acordo com um lema que todos os membros da equipe conseguem entender; esse lema é sempre mantido ao alcance da vista. Deus disse a Habacuque: “Escreve a visão e torna-a bem legível… para que aquele que corre possa lê-la” (Habacuque 2:2 ). Você precisa escrever a sua visão, lê-la regularmente, lembrar-se dela o tempo todo, e correr com ela. O seu maior inimigo não é a oposição, são as distrações. Você já ouviu falar de um “elefante branco”? Quando o rei de Sião queria destruir um inimigo, ele supostamente dava a ele um elefante branco. Naqueles dias elefantes brancos eram considerados sagrados, e ninguém ousava recusar o presente de um rei. O problema era que elefantes brancos não podiam ser colocados para trabalhar, mas eles tinham de ser alimentados – e muito! Então o “presente” do rei terminava causando a queda dos seus inimigos. Proteja-se contra os “elefantes brancos” que sugam o seu tempo, a sua energia e os seus recursos. Para proteger sua visão, viva segundo estas palavras: “deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele... para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos...” (Hebreus 12:1-3 ).

Do servo do Senhor,

Pr. Oenes de Carvalho.



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Medite na Palavra...........

... A Palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração. –    Romanos 10:8


Nada nos traz riquezas espirituais mais valiosas do que memorizar as Escrituras. Sua vida de oração será fortalecida e o seu testemunho será mais eficaz. Seu aconselhamento será solicitado e sua visão das coisas mudará. Sua mente ficará mais alerta, sua confiança será aprimorada e sua fé será solidificada. Mesmo que você tenha tentado memorizar as Escrituras e tenha desistido, tente novamente usando estes sete passos simples. 1) Escolha um momento em que sua mente esteja livre de distrações externas. 2) Aprenda a referência repetindo-a sempre que disser o versículo. Números são mais difíceis de lembrar que palavras. 3) Leia cada versículo várias vezes – tanto sussurrando quanto em voz alta. Ouvir a si mesmo pronunciando cada palavra ajuda a gravá-las em sua mente. 4) Divida a passagem em frases. Aprenda a referência, depois a primeira frase. Depois repita a referência e a primeira frase ao passar para a segunda frase. Continue acrescentando frases, uma a uma. 5) Dê preferência a aprender um trecho pequeno com perfeição do que um grande de forma imperfeita. Não passe para o versículo seguinte até que possa repetir o anterior perfeitamente. 6) Reveja o versículo diariamente. Cerca de 20 a 30 minutos depois, repita o que você memorizou. Antes do fim do dia, fixe o versículo com firmeza na sua mente repetindo-o de 15 a 20 vezes. (Você pode fazer isso enquanto dirige ou faz o seu trabalho). 7) Use o versículo verbalmente assim que possível. O propósito da memorização das Escrituras é prático, e não acadêmico. Use o versículo em conversas, em correspondências, nas oportunidades diárias. Identifique o que você aprendeu com a situação diária. Você ficará impressionado com os resultados!
Do servo do Senhor,
Pr. Oenes de Carvalho.




quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Deus quer que você Viva!!

Mesmo na velhice darão fruto…” – Salmo 92:14

   Você percebeu que por mais velhas que certas pessoas fiquem, elas jamais perdem a beleza ? Ela apenas passa do rosto para o coração. Hoje, você pode ter a impressão de que a vida útil de um brasileiro termina aos 65 ou 70 anos, mas isso não pode estar mais longe da verdade! Na verdade, seria um desperdício de potencial! Veja, Picasso produziu algumas das suas maiores obras aos 90 anos. Rubinstein ofereceu um dos seus maiores recitais aos 89 anos. Marjorie Stoneham Douglas, que recebeu o crédito por salvar o Everglades da Flórida, ainda estava lutando pela causa aos 100 anos. Leia a sua Bíblia: “Moisés tinha 120 anos de idade quando morreu; sua vista não estava fraca, nem a sua força natural abatida” (Deuteronômio 34:7). “... O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início...” (Jó 42:12). Noé construiu a arca quando tinha 500 anos, entrou nela por algum tempo, depois saiu e começou o mundo outra vez. “Não está acabado até que Deus diga que está acabado”, e se Ele não disse isso, viva cada momento que Ele lhe der ao máximo! “Quanto mais velho o violino, mais doce o tom”, portanto, pegue o seu arco e faça um pouco de música. Quando alguém disse à poetisa Dorothy Duncan, de 89 anos, que ela havia vivido uma “vida plena”, ela respondeu bruscamente: “Não ouse falar de mim no tempo passado!”. Se você não está velho demais para aprender e se manter entusiasmado, ainda pode “dar frutos na velhice”. A decisão é sua. Se pode respirar, ore! Se pode falar, encoraje outros! Se pode lembrar, compartilhe sabedoria. Você se lembra da criação? É maravilhoso o que Deus pode fazer apenas em um dia. Portanto, dê a Ele todos os dias que lhe restam.
Do servo do Senhor,
Pr. Oenes de Carvalho.





terça-feira, 4 de outubro de 2011

Siga em frente, Deus é contigo!!

Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército. – Êxodo 15:4

   Durante 400 anos, Faraó havia escravizado Israel. Então, exatamente quando o povo pensava que havia escapado, o líder do Egito apareceu novamente junto ao Mar Vermelho. E foi aí que Deus interveio, fazendo com que eles cantassem: “Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército”. E Deus quer fazer o mesmo por você. Independentemente do que aconteceu, Ele pode levá-lo a atravessar essa situação e pode lhe dar um novo cântico. Isso vai acontecer de forma rápida e fácil? Não, passamos por isso de graus e maneiras diferentes. Como os israelitas atravessaram o Mar Vermelho? Dando um passo de cada vez! Mas quando chegaram ao outro lado, aquelas águas se tornaram a linha divisória entre o passado e o futuro. Para superar o passado você precisa perdoar, e continuar perdoando até o momento em que aquilo que ficou para trás perca o poder sobre você. Precisa se levantar e declarar pela fé que o poder que esses problemas antigos tinham sobre você está quebrado. Jesus prometeu que quando a palavra Dele sobre o seu problema se tornar também a sua palavra, suas circunstâncias começam a mudar (Marcos 11:23-26). Portanto, faça da Palavra de Deus a sua palavra final! Mas cuidado, as velhas lembranças tentarão negociar um novo acordo para ver se você está falando sério quando diz que quer seguir em frente. Paulo escreve: “Considerai-vos mortos” (Romanos 6:11 ). Ora, apenas a morte não é o fim; é necessário um enterro. Portanto, estabeleça uma hora, um lugar, e um epitáfio que diga: “O passado termina exatamente aqui!”. Diga a Faraó: “Os seus exércitos e os seus fantasmas não podem mais me atingir”, e siga em frente!
Do servo do Senhor,
Pr. Oenes de Carvalho.





segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aleluia!! Cristo nos libertou.

“Cristo nos libertou.” – Gálatas 5:1
A história relata capítulos tenebrosos em que os tiranos ímpios governavam e os ditadores religiosos consideravam um crime ler a Bíblia ou adorar a Deus, de acordo com os ditames de sua consciência. Em 1945, Martin Niemoeller disse: “Quando os nazistas saíram no encalço dos comunistas, eu me calei porque não era comunista. Quando eles começaram a perseguir os judeus, eu me calei porque não era judeu. Quando eles começaram a perseguir os sindicalistas, eu me calei porque não era um sindicalista. Quando eles começaram a perseguir os católicos, eu me calei porque era protestante. Então eles vieram atrás de mim, e a essa altura, não havia sobrado ninguém para falar em favor de ninguém”. No topo do Domo do Capitólio, em Washington D.C., há uma estátua de sete metros da Lady Freedom. Essa “Senhora Liberdade” tem seu rosto emoldurado por uma crista de estrelas e está segurando um escudo de estrelas e faixas. Ela foi enviada de Roma por navio, e durante uma feroz tempestade o capitão ordenou que parte da carga fosse lançada ao mar. Os marujos queriam descartar Lady Freedom, mas o capitão se recusou, gritando contra o vento: “Nunca! Antes afundar a jogar a liberdade fora!”. Benjamin Franklin disse que aqueles que desistem da liberdade pela segurança não merecem nem a liberdade nem a segurança! Falando aos crentes da Galácia, Paulo se dirige aos legalistas que queriam obrigá-los a voltar a viver debaixo dos padrões impossíveis da velha lei. Ele escreve: “Cristo nos libertou… portanto, posicionem-se! Nunca mais permitam que alguém coloque arreios… em vocês”. Hoje, você precisa olhar para os céus e dizer: “Graças a Deus pela minha liberdade!”.
Do servo do Senhor,
Pr. Oenes de Carvalho.